A consciência ambiental

No dia 14 de setembro, duas notas da Prefeitura de Salto chamam a atenção pela identidade na causa dos problemas: a falta de consciência ambiental que ainda se mantém em nossa sociedade.

Vamos a elas:

PREFEITURA DE SALTO RETIRA ENTULHOS DO CÓRREGO DO GUARAÚ

A Prefeitura da Estância Turística de Salto realizou na última semana uma ação de limpeza da região das margens do Córrego do Guaraú, nas proximidades do bairro Jardim Salto de São José.

Durante dois dias a equipe de limpeza da Empresa CSO Ambiental, responsável pela PPP (Parceria Público Privada) do Lixo da cidade executou a retirada de uma série de produtos que foram abandonados nas margens do córrego, próximo as ruas dos Dourados e das Piabas.

Foram retirados diversos sofás, sobras de construções, eletrodomésticos, madeiras, telhas, pias, tijolos, televisor, blocos de isopor, privadas, colchões, dentre outros.

Os materiais foram levados para o centro de triagem municipal que fica junto ao aterro para que seja realizada a melhor destinação.

Essa ação idealizada pela Prefeitura de Salto seguiu para o Jardim das Nações onde, desde a última semana a equipe está limpando uma APP (Área de Proteção Permanente) onde estão sendo descartados, de forma irregular, materiais como os encontrados próximo ao córrego do Guaraú.

PREFEITURA DE SALTO LIMPA APP NO JARDIM DAS NAÇÕES

Com o objetivo de evitar a degradação de uma Área de Preservação Permanente (APP) de Salto, localizada às margens do Rio Jundiaí e que fica ao fundo da Área de Lazer José Lisboa de Lima – Cazuza, no Jardim das Nações, a Prefeitura da Estância Turística de Salto realiza até a quarta-feira, dia 16, uma limpeza no local que fica na Rua Costa Rica.

Iniciado no dia 9 de setembro, o trabalho já retirou sofás, armários, cadeiras, material de construção, colchões, dentre outros. Porém, devido a esse descarte irregular, esses produtos acabam ficando expostos ao sol e chuvas constantes, o que faz com que os mesmos se transformem em locais ideais para a procriação de escorpiões e lacraias.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de Salto, João De Conti Neto, além de prejudicar a APP e contribuir para a proliferação de animais peçonhentos, o descarte desses materiais em local impróprio acaba afetando a vida da população que reside no entorno.

Para o secretário, é importante que os próprios moradores colaborem. “Se um morador da região flagrar uma ação como essa é muito importante que ele oriente a pessoa a utilizar o Ecoponto, que fica a poucas quadras dessa área de lazer. Além de provocar uma situação ruim para os moradores que vivem ao lado desse local, a pessoa que faz isso ainda prejudica toda a cidade, já que nós acabamos deixando de limpar outras áreas para fazer esse trabalho”.

O Ecoponto do Jardim das Nações fica na Rua Argélia, número 361.

Agora, vejamos as fotos:
Prefeitura de Salto retira entulhos do Córrego do Guaraú
Entulhos no Córrego do Guarau
Prefeitura de Salto retira entulhos do Córrego do Guaraú
Entulhos no Córrego Guarau
Prefeitura de Salto retira entulhos do Córrego do Guaraú
Entulhos no Córrego Guarau
Prefeitura de Salto limpa APP no Jardim das Nações
Agora, na APP do Jardim das Nações. APP: Área de Preservação Permanente
Prefeitura de Salto limpa APP no Jardim das Nações
Na APP do Jardim das Nações. APP: Área de Preservação Permanente
Prefeitura de Salto limpa APP no Jardim das Nações
Na APP do Jardim das Nações. APP: Área de Preservação Permanente

Alguma coisa está errada na mente e nas atitudes das pessoas…..

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *